-
Arquitetos: Hariri & Hariri Architecture
- Área: 8850 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Bryan Reinhart, Eric Laignel, Tobias Kreissl
-
Fabricantes: Bulthaup, Das Steinprojekt, Grohe, Juralimestone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado pelos elementos naturais da cidade de Salzburgo, este projeto toma forma. A implantação deste empreendimento imita a cidade de maneira abstrata e se torna o Microcosmos dela, com as características montanhas e o Rio Salzach.
Para criar um diálogo e uma experiência de meditação pessoal cortamos um córrego estreito limítrofe a uma parede de pedra, que guia e convida o público através do terreno. Assim como o Rio Salzach, cria um novo limite, proporciona movimento e estende a natureza no terreno. A parte mais antiga é incorporada nesta sequência onde a água viaja do ponto mais alto ao terreno através de uma série de quedas d'água. O caminho de pedestres é cuidadosamente projetado para permitir que o público desfrute da beleza natural da floresta e a face da rocha sem atrapalhar a privacidade dos residentes. Além disso, este canal de água também proporciona um local para exposição de esculturas de água.
Com sua arquitetura, este projeto simula a formação de rocha, depósitos e composição aleatória de uma pedreira, onde as peças de rochas são retiradas das montanhas e então recortadas em pedaços menores empilhadas de maneira aleatória. Cada bloco se torna então um recipiente, um fechamento de pequenos blocos ou de apartamentos, permitindo que cada unidade seja única com vistas magníficas. Com esta abordagem, a montanha se torna o elemento 'gerador' e não o 'pano de fundo'. Os edifícios que propusemos aqui estão recuados em relação à face da rocha. Parecem pairar por sobre suas bases o suficiente para criar uma tensão de onde quase é possível encostar na pedra.
Cem unidades residenciais de luxo ocuparão as seis novas estruturas no terreno, nenhum deles possui mais de oito pavimentos de altura. O programa também inclui um espaço de exposição para a Casa de Arquitetura, uma galeria e espaço para conferências na espaço subterrâneo da antiga cervejaria, pontuados por claraboias esculturais que parecem saltar do solo.